Sustentabilidade

tnin shoes é a primera marca a fazer palmilhas de cana-da-açucar no Brasil, e a segunda marca no mundo.

Desde 2019, a tnin shoes desenvolve seus tênis de uma forma diferente, pioneira em técnicas e uso de materiais recicláveis, a produção é feita através do processo manual que utiliza materiais ecológicos.

Depois de muita pesquisa chegamos aos tênis infantis, que trouxeram a união da sustentabilidade, expertise em design e no universo infantil. A tnin shoes foi pioneira no uso de materiais recicláveis em calçados infantis.

Após o lançamento da nossa marca, muitas outras seguiram nosso conceito fazendo calçados sustentáveis para crianças. 

Um grande diferencial da tnin está no produto, pois além de ter um processo responsável, nossos tênis são leves, ajudam os pés a respirar, versáteis e elegantes. Ao mesmo tempo que resistentes. Trazemos uma combinação de estilos do clássico de tênis de lona europeia Plimsolls com uma estética mais contemporânea. 

"Mesmo começando com poucos recursos, a tnin shoes sempre manteve a escolha da produção local"

A tnin shoes é uma marca que valoriza a matéria-prima local, utilizando algodão orgânico brasileiro nos tecidos de seus tênis.

A linha de algodão orgânico é desenvolvida em fio orgânico na Paraíba sem agrotóxicos. A fibra já nasce colorida, dispensando o processo de tingimento e economizando até 87,5% de água.

Além disso, temos a certificação ECOCERT em nossas lonas que garante que os materiais são comercializados como orgânicos no território brasileiro ou exterior. 

Nossa lona é feita com retalhos têxteis que são transformados em novos tecidos. Os tecidos são produzidos a partir da coleta de sobras e aparas de tecidos descartados por confecções. Em um processo inovador, o material passa por várias etapas de reciclagem, fiação e tecimento, misturando resíduos de garrafas PET para compor nossos tecidos.

Utilizamos fornecedores com certificados do  PETA que usam somente matéria prima reciclada ou orgânica. Com isso, retiramos do meio ambiente cerca de 500g de resíduos têxteis e 08 unidades de garrafa pet por metro de tecido produzido, gerando impacto positivo ao meio ambiente.

A borracha do solado é reciclada e composta de borracha brasileira.

Nossa palmilha ajuda a reduzir os gases de efeito estufa, captando e armazenando CO2 durante o processo de produção.

Além disso os produtos de base biológica I'm greenTM são feitos de fonte renovável, o etanol de cana-de-açúcar. A substituição de matéria-prima fóssil por matéria-prima renovável contribui significativamente para reduzir as emissões gerais de gases de efeito estufa da cadeia de valor do plástico.

Como nossos produtos de base biológica I'm greenTM são descartáveis, não requer investimento em novas máquinas de conversão de plásticos.

A produção é local, feita inteiramente no Brasil, em Franca, interior de São Paulo. Acompanhamos cada etapa do nosso processo e cuidamos para que todos os nossos materiais tenham sejam provenientes de uma cadeia responsável.

Produzimos nossas embalagens e sacolas com papelão kraft reciclado.

Limitamos o uso de tintas e impressão para reduzir impacto e garantir sua reciclabilidade e através da parceria com a eureciclo, a tnin shoes apoia os agentes que fazem o serviço ambiental repartido em infraestrutura, salários, maquinários, ou seja, na melhor forma que contribuirá com a evolução da cadeia de reciclagem.